A prancha fish foi criado na década de 30 e 40 em garagens improvisadas uma febre nos anos 70 e no inicio dos 80.
Assim como inspira até hoje shapers do mundo todo a desenvolverem fish retrô e progressivas com linhas modernas e de alta performance.
São design fáceis de remar, excelente estabilidade, extremamente veloz e muito divertida para manobrar.
Afinal você já questionou porque esse modelo é tão bom assim?
Então vamos lá…
Desvendar os segredos da prancha fish, afinal todo surfista tem que ter uma no seu quiver,
É uma prancha coringa e muito divertida para surfar mesmo condições adversas de ondas pequenas e fracas.
Portanto um bico mais largo a 12 polegadas e mais espesso deixa a pranchinha mais fácil de remar na onda garantindo entrada e estabilidade na hora de subir na prancha.
Entretanto a desvantagem de ter um bico mais largo e com mais volume é que fica mais lenta e com pouca velocidade. Correto ?
Afinal, como resolver essa questão para ficar mais solta e veloz?
” È simples… é só diminuir a entrada de água na curva de fundo”
Conforme diminui a curva de fundo do bico a 24 polegadas deixa uma área de contato maior passando fluxo de água na parte mais reta do meio da prancha.
Mantendo a energia da água para saída da rabeta para que tenha mais projeção e velocidade.
Desta forma vai ficar um pouco mais dura na manobra.
…Enfim o que fazer ?
Conforme diminui o tamanho, por consequência aumenta a maleabilidade e ponto de equilíbrio na troca de borda, compensando a largura e espessura.
Colocando uma curva um pouco mais acentuada no final da rabeta, tira a pressão da frente da prancha deixando mais soltinha e com muita velocidade.
Para surfista intermediário e experiente reduzir de 2 a 3 polegadas, porem para iniciantes é indicado 20 a 30 cm maior e 1/4″ mais larga e maior volume.
Portanto a autentica fish é a rabeta swallow ( rabo de peixe em V) deixa mais solta em espaço curto da onda, pois quando se faz a manobra a ponta de um lado tende entrar na onda enquanto o outro fica totalmente fora.
Mantendo no trilho da onda deixando a rabeta mais sensível e jogando mais água em uma batida ou cut back na onda.
No fundo da prancha utilizamos um vee bottom suave no meio e próximo das quilhas um vee concave para aumentar o fluxo de saída de água garantindo uma excelente velocidade, projeção e fácil para manobrar.
Biquilha – Fica mais solta e com maior velocidade podendo em algumas manobras de mais pressão desgarrar a rabeta, para esse modelo usa quilhas mais larga e maiores deixando mais estável.
Triquilha – Fica estável e maleável fazendo um arco curto e com maior pressão na onda sem desgarrar.
Quadriquilha – Sem a terceira quilha fica com muita projeção e velocidade fazendo um arco mais alongado na transição das manobras.
Multi Fins – Aqui você tem duas pranchas em uma, pode ser usada a tri em ondas pequenas e mais fracas e em dias de ondas mais potentes como quadriquilha dando maior segurança no drop e nas manobras.
Conclusão é uma excelente prancha para dias entediantes de ondas cheias e fracas, garantindo sua total diversão nos finais de semana.
Não fique fora dessa onda, caso tenha dúvida de qual modelo de prancha fish é mais adequado ao seu perfil fale direto com o Shaper Boer.
Copyright © Abórigiknees Pranchas de Surf 2020 – Todos os Direitos Reservados. Proibido a reprodução parcial ou total de texto ou imagem sem a prévia autorização.